O poder de cura dos cereirais é fantásticos.... Incluir
cereais nas refeições, duas vezes ao dia, previne doenças do coração, diabetes e ainda combate a obesidade.
POR FABIANA GONÇALVES

As pesquisas realizadas até agora indicam que uma alimentação rica em cereais integrais -
trigo,
aveia,
arroz e
milho - , como parte de um estilo de vida saudável, pode fazer muito bem ao organismo humano. De acordo com vários estudos, o consumo desses produtos, associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida de qualidade e com baixo teor de gorduras, ajuda a diminuir os níveis de colesterol e a manter o coração em dia.
Isso porque esses alimentos são ricos em nutrientes e fitocompostos com conhecidos benefícios para a saúde, como fibra alimentar, antioxidantes e fitoestrógenos, a exemplo de lignina, vitaminas e minerais.
Num estudo feito nos EUA, "Dieta e Coração: Considerações", pesquisadores analisaram a dieta alimentar de 337 pessoas durante 20 anos e concluíram que a redução no risco de doença cardíaca poderia ser atribuída a uma alta ingestão de fibra de cereais.
"E mais: existem evidências, em pesquisas recentes, sobre o impacto positivo que comer cereais integrais pode ter no controle do peso, pois as fibras absorvem a água e formam géis, ficando mais tempo no estômago, o que proporciona mais saciedade", explica a nutricionista Silvia Cozzolino, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban).
Para o endocrinologista Bruno Geloneze, diretor da Sociedade Brasileira de Diabetes e secretário da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), entre as causas mecânicas da obesidade está o fato da população ter uma alimentação rica em gorduras e carboidratos refinados e pobre no consumo de fibras e cereais integrais. "A obesidade é uma doença. Só para ter uma idéia, o baixo consumo desses alimentos contribui para o aumento do colesterol ruim (LDL) triglicérides, resistência a insulina, diabetes, obesidade visceral, cinco sintomas da Síndrome Metabólica ", explica.
"Dados da Associação Americana de Diabetes garantem que o consumo diário de pelo menos três porções desses não refinados reduz em 30% o risco de desenvolver o diabetes tipo 2", afirma o médico. "Em quem já é portador da doença, há uma redução entre 16% e 19% da glicemia após a refeição, ou seja, não vai ter o pico de glicose", afirma.
"Se compararmos com um paciente de diabetes tipo 2, veremos que aquele que consumiu 10 g de glicose pura ou a mesma porção de carboidrato simples (massas e doces feitos com farinha branca) terá, logo, esse pico de açúcar no sangue. Portanto: o consumo de alimentos integrais melhora a ação da insulina no corpo", diz Raul Dias dos Santos, livre-docente em Cardiologia da Faculdade de Medicina da USP e diretor da Unidade de Lípides do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Para entender por que os cereais integrais são tão bons para emagrecer, Geloneze, ensina: "Uma porção de alimentos integrais faz grande volume no estômago, mas tem baixa densidade de energia por grama e precisa de boa mastigação para ser digerido". Ele mostra como o alimento age no organismo:
Só usuários registrados podem comentár.
Registre o faça o login.